Percy Jackson - Templos e Piramides
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Critérios de Avaliação

Ir para baixo

Critérios de Avaliação Empty Critérios de Avaliação

Mensagem por Morgana Sáb Dez 20, 2014 6:34 pm



Método de Avaliação
Camp half-blood



Cada critério possui sua explicação e relativa pontuação abaixo (considerando uma pontuação máxima de 100). Os critérios são: coerência; coesão, estrutura e fluidez; objetividade e adequação; ortografia e organização.


Coerência (50):

Coerência é o mais importante dos quesitos, e sua pontuação é a mais elevada por conta disto.
A coerência diz respeito ao o quão “possível” são as ações que você narra que sua personagem fez.
É algo que vai um pouco além do que a maioria pensa: principalmente em treinos e missões do tipo One-Post e DIY, é comum ver players utilizando poderes a torto e a direito; muitas vezes são, de fato, poderes pertencentes ao nível do referido jogador, bem como estão, sim, desempenhando sua função, e não forçando os limites da técnica. Mesmo assim, demonstram incoerência.
Mas onde? Simplesmente demonstram incoerência na quantidade de vezes que são utilizados em um espaço de tempo curto, afinal há um limite de energia. Sendo assim, a coerência é, basicamente, a bússola de toda a avaliação. É a falta dela que, muitas vezes, causa a morte de players em missões e eventos.
Não esqueçamos que, também, além de todas as implicações em poderes e combate, a coerência também diz respeito à interpretação do personagem. O quanto você, player, é capaz de entrar na pele do campista que quer interpretar. Embora não seja este o foco principal, é também, sem dúvidas, importante. É por isso que boas introduções, narrando como você se sentia, o que passava na sua cabeça, e outras “firulas” são, sim, importantes. Ajudam a criar o clima do seu post.


Coesão, estrutura e fluidez (25):

Estrutura e Fluência são duas coisas diretamente ligadas, e não faria sentido avalia-las separadamente, então, agora, tentarei esclarecer da melhor maneira possível ambas as coisas.

Estrutura:

Trata-se, basicamente, do uso de nexos e da boa sintaxe. Nexos ou conjunções são aquelas expressõezinhas do tipo “e”, “porém”, “mas”, “contudo”, “e assim por diante”. Essas palavrinhas (ou pequenos conjuntos de palavrinhas) são o que dão “liga” ao texto. Sua correta utilização, e, de preferência, a pouca repetição delas, utilizando outras de mesmo sentido (como nos casos de “mas”, que pode ser substituído numa boa por “porém” ou “todavia”), dão ao texto um ótimo ritmo e tornam-no mais agradável à leitura.
Outra coisa que avalio no quesito é a repetição de palavras, visto que muitas vezes não é nem mesmo necessário repeti-las, bastando fazer a elipse – narrar normalmente, como se a palavra estivesse ali, mas não está – como no caso abaixo:

Era meu segundo dia no Acampamento Meio-Sangue, eu ainda não conhecia muita coisa dali. Acordei bem disposta, porém, como eu era nova naquele lugar, não sabia exatamente o que tinha que fazer.

Note como o segundo “eu” poderia simplesmente ser excluído da frase, sem prejuízo absolutamente nenhum. Pelo contrário, adicionaria qualidade ao excerto, tornando a leitura mais atraente.
Ainda dentro da estrutura, é importante ressaltar aquele probleminha de repetição excessiva do mesmo estilo de frase: “eu fui a não sei onde (...) Então joguei tal coisa no monstro (...)e daí eu não sei o que (...) e então eu, bla bla bla (...) e de repente, não sei mais o que (...)” . Essas frases sempre muito diretas, se repetidas ao longo de um post, dão a quem lê, a ideia daquele “e eu, eu, eu ,eu...”, mesmo parecendo, num primeiro momento, corretas. A correta variação desse estilo, fazendo inversões sintáticas (troca na ordem natural da frase, desordenando seus elementos e marcando isso com o uso da vírgula), utilizando-se de advérbios e mais daquelas “palavrinhas mágicas”, que são os nexos, o texto se torna muito mais rico.

Fluência:

Como eu disse antes, não há qualquer sentido em avaliar este quesito em separado da Estrutura, visto que ele é um consequência direta dela.
Um texto bem estruturado terá um ritmo de leitura excelente. A fluência é, por assim dizer, o “termômetro” da estrutura. Se o texto fluir mal, possivelmente não estava bem estruturado. E aqui levanto um ponto: não só os aspectos formais que já citei são importantes para garantir uma fluência correta. Eles ajudam, sim, mas em núcleos menores, como frases, parágrafos; em se tratando de uma postagem longa, tão importante quanto eles – e talvez mesmo, mais – é o correto encadeamento das ideias.
Procurem sempre mesclar bastante pensamentos e descrições em meio à ação. Como antes já citado, isto influí na coerência, do ponto de vista de sua capacidade de “viver” o personagem; mais do que isso: ele gera uma quebra necessária. “Parar” uma luta para incrementar ali o pensamento e o sentimento de sua personagem, narrar as dores que ele sente, descrever a fisionomia de seu rosto, e mesmo a cena em volta como um todo – o cenário, o vento, os sons – gera um distanciamento necessário depois de várias linhas de estocadas e acrobacias. Acreditem ou não, isto influi, sim, na fluência do texto.

Coesão:

Enquanto a coerência remete à lógica e ao sentido de um texto, a coesão refere-se à organização das ideias e a forma como se unem e desenrolam-se na narrativa. Frases soltas, sem sentido ou mal colocadas são erros de coesão que podem, dependendo do caso, prejudicar a coerência.
Em suma, representa a ligação entre os vários argumentos presentes no texto.

Afora o adendo da coesão, não há muitas diferenças.

Objetividade e adequação à proposta (15):

Quinze parágrafos de enrolação e um de ação: o famoso “encher linguiça” acaba por tornar-se um erro que pode levar um texto de qualidade perfeita a uma baixa pontuação.
Num treino, como o próprio nome sugere, a parte principal é o treino em si e não o prólogo, a não ser que este vá influenciar na ocorrência do treinamento, o que já é uma situação diferente e até recomendável.
Em certos momentos, prende-se demais a atenção em detalhes que acabam por ser fúteis, apenas por um desejo de usufruir de palavras mais rebuscadas.
Não somente a enrolação será avaliada, mas também o foco: uma boa narrativa perderá, sim, pontos se fugir do tema, mesmo que esteja perfeitamente feito.

Ortografia e organização (10):

A ortografia, enquanto quesito de avaliação, não avaliará apenas ortografia. Avaliará também a gramática: acentuação, utilização de crase e aspectos mais gerais da pontuação.
É neste quesito que nós, avaliadores, nos tornamos algo como professores insuportáveis de português, que apontam cada deslize. Todavia, embora os erros vão ser apontados, não necessariamente acarretarão em descontos.
Como um aspecto puramente formal, a Ortografia lhe renderá descontos em caso de erros excessivos e/ou muito gritantes. Digamos, se você escrever “caza” ao invés de “casa”, seremos obrigados a descontar. Mas, caso escreva “idéia”, utilizando o assento que não mais existe segundo o novo acordo ortográfico, apenas apontaremos para seu pequeno deslize.
Há também o caso dos erros de digitação, que são bem nítidos, como alguma palavra tem a ordem de suas letras um pouco trocada, ou fica faltando um dos “s” dos plurais. Para estes casos, é comum que os avaliadores façam vistas grossas e apenas apontem para o player ter mais atenção (é claro que, quando muito frequentes, irão sim resultar em descontos).
A organização englobará um pouco mais, também. Nota-se – ainda mais ultimamente – uma busca crescente por templates, tables e códigos em geral que identifiquem o seu personagem como único. Contudo, vários narradores pedem que cores ou mesmo códigos que possam modificar drasticamente a leitura do texto sejam evitados; para tal, fora incluído isto aqui. No entanto, por ser uma coisa pessoal de cada narrador, é preferível que ele faça as especificações acerca dos códigos permitidos, ou mesmo haja uma negociação antes entre ele e o user.
Basicamente, é o capricho na hora da postagem, pois a falta deste pode vir a comprometer o entendimento do texto.

Thanks to PJBR



all rights reserved to thaís
Morgana
Morgana
Admin

Mensagens : 16
Data de inscrição : 19/12/2014

Ficha do personagem
MP:
Critérios de Avaliação Left_bar_bleue100/100Critérios de Avaliação Empty_bar_bleue  (100/100)
Vida:
Critérios de Avaliação Left_bar_bleue100/100Critérios de Avaliação Empty_bar_bleue  (100/100)
Arsenal :

https://percyjacksontemplosp.directorioforuns.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos